
Na tarde da última segunda-feira, dia 19, os vereadores de Santo Ângelo estiveram reunidos na Casa Legislativa a fim de discutir a melhor forma de ampliar e desenvolver as atividades que envolvem a parte arqueológica do Museu Dr. José Olavo Machado.
Atualmente, o museu é coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo e Esporte e o NArq – Núcleo de Arqueologia, não está regularizado por lei, fato que prejudica o mesmo em relação ao recebimento de verbas, doações e recursos federais.
Nesse sentido, foi elaborado projeto que visa a adequação e regularização do mesmo. Conforme ressaltado pelos edis, o Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Dr. José Olavo Machado foi criado com o objetivo principal de gerenciar pesquisas sobre o patrimônio arqueológico existente no subsolo do Centro Histórico, que abriga remanescentes das ruinas da antiga redução Jesuítico Guarani
A inclusão do NArq como núcleo do museu municipal fará com que o mesmo possa receber doações de bens móveis e imóveis de pessoas físicas e jurídicas de organismos públicos e privados, podendo, assim, emitir endosso institucional e como contrapartida a análise e guarda do material original das pesquisa do Centro Histórico de Santo Ângelo
Em plenário, o projeto foi aprovado por unanimidade e a partir de agora aguarda a sanção e publicação do mesmo como lei.