
Visando a criação de mecanismos e ações que colaborem com questões do cotidiano da comunidade santo-angelense, o vereador Arlindo Diel (DEM), apresentou nesta semana, dia 09, projeto de lei que visa instituir no município a “semana do descarte”.
Conforme o vereador, a ideia é disponibilizar aos munícipes, em um determinado período, a oportunidade de descartar materiais, objetos, móveis e utensílios que não tem mais utilidade e que, por vezes, são descartados incorretamente.
O projeto determina a primeira semana do mês de setembro de cada ano para a execução da atividade, ficando a critério da administração pública municipal a disponibilização de equipamentos e meios para o efetivo cumprimento da proposta.
Ao justificar a matéria, Diel lembrou o fato de que com o decorrer dos anos, muitas pessoas acumulam e guardam em suas residências máquinas, equipamentos, móveis, utensílios e outros materiais que ficam no desuso. “Por não ter condições ou local apropriados para o descarte, ou simplesmente levar até o depósito de lixo, tendo às vezes a falta de um meio de transporte próprio, cabe e pode ser realizada essa coleta por parte das secretarias e órgãos do município que tem equipamentos, máquinas e mão de obra para executar esta tarefa”, afirmou o vereador.
Além disso, Diel fez questão de ressaltar que a atividade vai contribuir com a limpeza de entulhos e lixos depositados nos pátios e outros locais. “O projeto pretende colaborar, também, na diminuição da criação de insetos, animais peçonhentos, detritos e outro tipo de situação que agrida o meio ambiente. Entendemos, inclusive, em certas situações, uma relação direta com a qualidade de vida e condições de preservação da saúde dos cidadãos, moradores e vizinhos”, salientou.
Outro fator relevante, diz respeito a reciclagem dos materiais recolhidos, conforme o vereador, todos os objetos e equipamentos podem vir a ser uma fonte de renda para as equipes e entidades ligadas a atividade de catador e reciclador. O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e agora será encaminhado ao Executivo Municipal para análise do mesmo.