Terça, 09 de outubro de 2018
Projeto sugestão propõe diagnóstico precoce de diabetes

Foi encaminhado ao Poder Executivo de Santo Ângelo, um projeto sugestão, de autoria do vereador Valdonei da Luz (PDT), subscrito pelo edil Vando Nolasco (PDT), que cria o Programa Municipal de Prevenção e Controle do Diabetes (PMPCD), para crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede pública municipal de ensino.

Um dos objetivos do projeto é efetuar pesquisas, visando o diagnóstico precoce em crianças e adolescentes, possibilitando o controle inicial da doença, e diminuindo as consequências do desconhecimento da diabetes.

Valdonei entende que o projeto é de extrema necessidade, e afirma que são altos os dados sobre a doença. “Eu estimo que é um projeto de extrema importância, visto que aqui, só no nosso Estado, temos 700 mil pessoas com essa doença, e no país, 14 milhões de pessoas enfrentam esse problema”, ressaltou, lembrando que a clínica Renal em Santo Ângelo, tem um alto número de atendimentos.

A proposta prevê que os alunos sejam identificados através de um cadastro, utilizado para acompanhar os portadores de diabetes. Além disso, a ideia é de que com a enfermidade recebam alimentação adequada, e possam praticar diariamente exercícios físicos adequados às suas necessidades especiais, com acompanhamento de professor de educação física. Os proponentes explicam que o intuito é também, de conscientizar e proporcionar uma melhor e segura qualidade de vida aos alunos da rede municipal, que são portadores da doença.