Terça, 14 de abril de 2015
Medidas contra a dengue são debatidas no Legislativo de Santo Ângelo

O preocupante índice de suspeitas e de casos confirmados de dengue no município e região tem mobilizado a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. Durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, dia 13, diversos parlamentares discorreram sobre o tema e apresentaram pedidos de informações e requerimentos.

Inicialmente a vereadora Jacqueline Possebom (PDT) levou para apreciação em plenário, pedido de informações referente à efetivação do chamado “mutirão de limpeza”. Além de solicitar o cronograma de realização das atividades, a vereadora reiterou sobre a necessidade de que seja feito o recolhimento de móveis e demais utensílios descartados em terrenos baldios e logradouros.

“Todos somos responsáveis. Cada cidadão precisa fazer a sua parte, mas, para além disso, é preciso que a administração municipal promova ações eficientes na prevenção e no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Além da visitação as casas, é preciso estar atento aos logradouros públicos, retirando  móveis e demais objetos propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito da dengue”, afirmou a vereadora.

Da mesma forma, o vereador Arlindo Diel (DEM) apresentou pedido para que o Executivo Municipal informe quais medidas estão sendo adotadas para o combate à dengue. Além disso, o edil quer saber qual o número de agentes de endemias que estão circulando pela cidade e quantos carros do popular “fumacê” estão prestando serviço nas vias da cidade. Outro questionamento feito pelo vereador trata do preparo das equipes de saúde para a identificação e encaminhamento dos pacientes com suspeita de dengue. “Todos esses questionamentos estão sendo feitos pela comunidade, já que o município registrou óbitos por conta da doença. Precisamos estar cientes da nossa realidade para poder agir e providenciar o que for necessário”, frisou Arlindo.

Hospital de Campanha para combater a dengue no município

Para o vereador Osvaldir Ribeiro de Souza – Vando (PMDB) a situação requer apoio de todos os segmentos da sociedade. Sendo assim, o edil solicita a instalação de um Hospital de Campanha. Conforme o vereador, o mesmo seria viabilizado através de convênio firmado entre o município e o Exército Brasileiro.

A unidade implantada prestaria atendimento, exclusivo, aos pacientes com dengue, tendo em vista que o município não tem conseguido atender todas as pessoas da cidade e região que, diariamente, procuram a rede de saúde com sintomas da doença.

Para o vereador, a situação já pode ser considerada uma epidemia e precisa ser controlada, urgentemente. “O número de suspeitos da doença é alarmante e, definitivamente, a cidade não conta com locais de atendimento suficientes para suprir a demanda do município e região”, justificou Vando.

Ao falar sobre a proposta, o edil lembrou o fato de que pacientes estão sendo encaminhados de volta para as casas em decorrência de falta de local e profissionais para os atendimentos. “Acreditamos que a instalação de um hospital de campanha na cidade vai contornar a situação e minimizar o sofrimento da população”, finalizou.

 

OUTRAS NOTÍCIAS
09 de outubro de 2025
Câmara debate projetos para fortalecer esporte saúde e inclusão
09 de outubro de 2025
Audiência pública debate políticas de atenção à fibromialgia
08 de outubro de 2025
Presidente da Câmara recebe convite para participação na ExpoAfro
08 de outubro de 2025
Vereadores aprovam medidas que fortalecem educação, mobilidade e segurança
08 de outubro de 2025
A Câmara convida para a audiência pública sobre Fibromialgia nesta quinta-feira (09) às 14h