
Em sessão Especial realizada nesta última semana, 23, presidida pelo vereador Jacques Barbosa(PDT), foi realizada Homenagem ao Dia do Surdo que se comemora no próximo dia 26 deste mês. A referida homenagem teve como proponente o vereador Diomar Formenton(PT), com uma grande participação da comunidade e integrantes da Associação de Pais e amigos do Surdo de Santo Ângelo que lotaram as dependências da Câmara de Vereadores.
Para Diomar Formenton, “esta homenagem em nome do Poder Legislativo e um reconhecimento de toda a comunidade para quem tem necessidades especiais, no que diz respeito a saúde, dignidade, inclusão social e resgate à cidadania, sem dúvida a associação está de parabéns pelas lutas permanentes”, finalizou o edil.
No mesmo sentido está na Casa do Povo um Projeto de Lei Sugestão de autoria do vereador Diomar, que solicita um Intérprete de Libras nas Sessões da Câmara de Vereadores e Obrigatoriedade de Intérprete de Libras em todos os eventos do município. Na sua justificativa o Projeto de Lei Sugestão objetiva a inserção social e digital dos portadores de deficiência auditiva e surdos, oferecendo oportunidade de inclusão nas discussões da sociedade, proporcionado a elas condições para que participem ativamente dos trabalhos no Legislativo. Atualmente as sessões podem ser assistidas através da internet, dando assim condições das pessoas surdas acompanharem e compreenderem os trabalhos.
Estiveram presentes na sessão especial do dia Nacional do Surdo, a Presidente da Associação de Pais e amigos dos Surdos de Santo Ângelo, Cláudia Mendes de Oliveira, Willian da Silva que faz parte da entidade, a secretária municipal de Educação Rosa Maria de Souza.