
Questões relacionadas a produção de alimentos e a educação ambiental foram temas centrais de projeto sugestão, encaminhado, nesta semana, pela Câmara de Vereadores de Santo Ângelo ao Executivo Municipal.
O projeto, apresentado pelo suplente de vereador Dionísio Faganello (DEM) e subscrito pelo vereador Arlindo Diel (DEM), visa a criação e implantação da “Horta Municipal Comunitária Educativa”.
O objetivo, conforme explicaram os edis, é proporcionar à comunidade santo-angelense alimentos com menor custeio e o aproveitamento da mão-de-obra, assim como a orientação de jovens e de famílias carentes, proporcionando-lhes ensino e treinamento no desenvolvimento da respectiva atividade, bem como orientação quanto ao consumo dos alimentos.
O projeto determina, ainda, que a Horta deverá ser implantada em faixa de terra de propriedade do Município e que a mesma deve ser dotada de toda infraestrutura necessária para o início do projeto, como água, energia elétrica e equipamentos imprescindíveis. As atividades devem contar, também, com o apoio de um engenheiro agrônomo.
Outro ponto sugerido na matéria é para que a Horta Comunitária seja gerida por meio de auxílios de entidades locais. Já o destino para os produtos deve ser as famílias carentes, creche da rede púbica municipal e núcleos de assistências de cunho filantrópico.