Quarta, 01 de maio de 2019
Encontro define organização de homenagem aos 10 anos do PAA

Para articular e organizar a homenagem aos 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Santo Ângelo, vereadores da Casa Legislativa e representantes da Secretaria de Agricultura de Santo Ângelo, estiveram reunidos em um Café Colonial durante a manhã dessa terça-feira, 30, na Fenamilho Internacional.

Na oportunidade, o presidente do Legislativo, Dionísio Faganello, o vice-presidente Maurício Loureiro, o secretário da Mesa Diretora Vinícius Makvitz, e vereadores Everaldo de Oliveira, Valdonei da Luz e Valter Mildner, conversaram com o presidente da Associação de Produtores e das Agroindústrias da Secretaria de Agricultura do município, Diomar Formenton, sobre a Sessão Especial que será realizada no dia 20 de maio, em homenagem ao Programa.

De acordo com o proponente da homenagem, Makvitz, o encontro serviu para que fossem discutidas questões pontuais da homenagem, bem como definida a data. Para o vereador, o PAA é de extrema importância para o município de Santo Ângelo. “O Programa de Aquisição de Alimentos é uma ação que incentiva e valoriza os agricultores familiares, e que é desenvolvido com êxito em nosso município, proporcionando alimentação saudável à população e contribuindo para a segurança alimentar ocorrer efetivamente”, afirmou.

Para o presidente do Legislativo, iniciativas e ações que dão certo, como o PAA precisam ser evidenciadas. “O Legislativo fará a homenagem aos 10 anos do programa por entender que ele teve resultados positivos durante esse tempo de execução, além de enaltecer e agradecer o trabalho realizado pelos nossos agricultores”, enfatizou Faganello.

O Programa

O PAA iniciou no ano de 2009, com o intuito de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Isso ocorre por meio da aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O programa também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o desenvolvimento local/regional.

Em Santo Ângelo, a Secretaria da Agricultura realiza reuniões e visitas aos produtores que fornecem os produtos com objetivo de orientar, organizar e qualificar os agricultores para uma produção de boa qualidade. O programa envolve em torno de 100 famílias que repassam os produtos para 16 Entidades Sociais.

OUTRAS NOTÍCIAS
04 de novembro de 2025
Câmara aprova medidas para segurança viária urbana e melhorias na infraestrutura rodoviária
03 de novembro de 2025
Executivo convida para Audiência Pública sobre Plano Diretor
03 de novembro de 2025
Câmara aprova projeto cultural reforça fiscalização e recebe atletas locais em sessão ordinária
02 de novembro de 2025
Vereador Osvaldir Ribeiro recebe AEGEA para tratar demandas de saneamento e infraestrutura urbana
30 de outubro de 2025
Câmara promove reunião pública para esclarecer serviços prestados pela CORSAN/AEGEA à comunidade