Terça, 22 de outubro de 2013
Decreto de Utilidade Pública

Durante sessão ordinária realizada esta semana, dia 21, o Legislativo de Santo Ângelo discutiu e votou diversas matérias.  Dentre elas está o Decreto apresentado pelo vereador Arlindo Diel (DEM), aprovado por unanimidade.

O mesmo trata da concessão de título de Utilidade Pública ao Clube da Terceira Idade União, do Distrito Buriti. Conforme ressaltou o edil, a entidade, de caráter privada, educativa e sem fins lucrativos trabalha na defesa de direitos sociais, e desenvolve atividades ligadas a cultura e arte. Além disso, tem por objetivo integrar a comunidade e as famílias entre si.

O título de Utilidade Pública garante às entidades, associações civis e fundações o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. De posse do título, a entidade poderá reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e de pagamento de emolumentos, bem como imunidade fiscal.

Providências no Trânsito

Outra matéria apresentada pelo vereador Diel, trata da ampliação de mão única na Rua 15 de Novembro até a Rua Marques de Tamandaré. De acordo com o vereador, o grande fluxo de veículos e de pedestres na localidade torna a medida necessária.

“A criação do sentido único da Rua 15 de Novembro desafogou o trânsito nas quadras em que a medida entrou em vigor. Todavia, o restante da via ainda conta com um fluxo acentuado de automóveis, sendo que os pedestres e ciclistas são os que mais tem dificuldades, já que se acentua o risco de acidentes”, ressaltou Arlindo.

Outro requerimento apresentado pelo vereador Democrata solicita informações ao Departamento e Conselho Municipal de Trânsito, assim como a empresa Rek Parking, sobre a expansão do estacionamento rotativo. “A comunidade santo-angelense, especialmente motoristas e lojistas, estão sofrendo com a falta de estacionamento, principalmente na Rua Marechal Floriano, entre a Rua 25 de Julho e Rua Antônio Manuel, que por ser via de intenso comércio tem grande fluxo de carros. Desta forma, comerciantes da quadra estão perdendo clientes pelo fato que não dispõem de vagas para estacionamentos em frente aos seus estacionamentos”, reiterou.

Conforme o vereador, a intenção é, também, manter a comunidade informada sobre os próximos passos da empresa e as próximas vias que serão contempladas com o estacionamento.  Ambos os requerimentos foram aprovados de forma unânime. 

OUTRAS NOTÍCIAS
09 de outubro de 2025
Câmara debate projetos para fortalecer esporte saúde e inclusão
09 de outubro de 2025
Audiência pública debate políticas de atenção à fibromialgia
08 de outubro de 2025
Presidente da Câmara recebe convite para participação na ExpoAfro
08 de outubro de 2025
Vereadores aprovam medidas que fortalecem educação, mobilidade e segurança
08 de outubro de 2025
A Câmara convida para a audiência pública sobre Fibromialgia nesta quinta-feira (09) às 14h