Terça, 29 de agosto de 2017
Câmara de Vereadores presta homenagem ao atleta Anderson Oliveira e aos profissionais da área de Educação Física

O Poder Legislativo de Santo Ângelo reuniu, nesta segunda-feira, dia 28, autoridades locais, entidades de classe e a comunidade em geral para homenagear o atleta santo-angelense, Anderson Oliveira, Top 1 na categoria especial do campeonato Brasileiro de Fisiculturismo.

Na ocasião, Anderson emocionou o público com suas palavras de otimismo e superação: “Em vez de ficar reclamando, levanta e vai atrás do seu sonho", disse o jovem, que nasceu com uma deficiência neurológica e que, com apoio da família, estudou em escolas regulares, concluiu o ensino médio e foi aprovado no vestibular.

Atualmente, Anderson se dedica ao fisiculturismo, mas já praticou dança de rua e é formado em capoeira. Com a conquista do Top 1 no Campeonato Brasileiro, o santo-angelense vai representar o Brasil no campeonato Sul-Americano, em Buenos Aires, a ser realizado no mês de setembro.

A homenagem realizada pela Câmara foi proposta pelo vereador Vinícius Makvitz e subscrita pele líder do Governo, vereador Maurício Loureiro.  Makvitz foi quem falou em nome do parlamento.  Durante seu pronunciamento, o edil fez questão de destacar a história de superação e pioneirismo que o jovem atleta escreve.

“Anderson venceu barreiras, superou obstáculos e, apesar de algumas limitações, leva uma vida normal. Mostrou desde sempre, e agora com esse título, que a inclusão social não só é um direito de todos, mas que é possível e extremamente importante. Muito além de conquistar esse título, Anderson está elevando o nome de nosso município e o colocando, através do esporte, no cenário internacional. Todo esse feito torna-se ainda mais especial por tratar-se de um jovem com características diferentes, o qual demonstra, juntamente com seu treinador, a grandeza da inclusão”, afirmou Makvitz.

De maneira especial, Carlos Fontoura, profissional de educação física e preparador físico de Anderson, também foi lembrado pelo parlamentar. “Vale salientar que quando Anderson decidiu praticar o Fisiculturismo, encontrou em Carlos Fontoura, profissional de Educação Física, todo apoio e competência que o levou à recente conquista.  Por isso, agradecemos ao Carlos e toda sua equipe, que juntamente com o Anderson mostrou ao Brasil e mostrará internacionalmente, que trabalho, dedicação e competência geram frutos”.

Dia do Profissional de Educação Física

Atendendo solicitação do vereador Maurício Loureiro,  também subscrita pelo vereador Felippe Terra Grass, a sessão especial fez , igualmente, alusão ao dia do profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro.

Questões ligadas à valorização dos profissionais, assim como a importância da prática de atividades físicas para a saúde e desenvolvimento de forma geral foram, igualmente, ponderadas durante os pronunciamentos.   “A valorização do profissional de Educação Física e das atividades esportivas é uma questão de saúde e responsabilidade social”, acrescentou Makvitz.

Da mesma forma, a Presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul, Carmen Masson, ao falar aos presentes chamou atenção para os benéficos do esporte. “O esporte é saúde, é integração, é inclusão. Está na hora de olhar a saúde com um olhar diferente. Investir em esporte é prevenir doenças. Precisamos quebrar paradigmas e investir em um corpo saudável”, afirmou.

Mesa de Honra

Além de familiares, amigos e colegas de Anderson, diversos profissionais de Educação Física estiveram prestigiando o ato. A mesa de honra foi composta pelo Secretário Municipal de Turismo e Esportes, Vando Ribeiro, pela Presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul, Carmen Masson, Hed Vilson Pires, representante do Núcleo Estadual do Para-desporto, Anderson da Rosa Oliveira, Top 1 na categoria Especial do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, Carlos Fontoura, Profissional de Educação Física e Carlos Augusto Lemos, Coordenador do Departamento de Ciências da Saúde da URI – campus Santo Ângelo.