Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Terça, 01 de outubro de 2019

Câmara de Vereadores concede declaração de Utilidade Pública para o Instituto Ações Integradas – IAI

Um Projeto de Decreto Legislativo proposto pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Makvitz (MDB), aprovado na Sessão Ordinária do dia 23 de setembro, declara de Utilidade Pública o Instituto de Ações Integradas (IAI).

Conforme Makvitz, a declaração se deu, em virtude do IAI ser uma entidade civil, sem fins lucrativos, que possui a finalidade de promover arte e cultura, atuando de forma integrada em várias áreas. “Este instituto vem desempenhando um importante papel voluntário pela arte e cultura do nosso município, por isso merece reconhecimento. A Utilidade Pública permitirá que submetam projetos em vários outros editais”, esclareceu.

O vice-presidente da Casa Legislativa lembra que o título de Utilidade Pública é uma forma de reconhecer as entidades que prestam serviços relevantes à sociedade, de maneira gratuita.

Na tarde da última sexta-feira, 27, Makvitz recebeu o presidente do IAI, Oscar da Fonseca Diniz Neto, Odila Motta, sócia diretora da MK Projetos e Produções Culturais Ltda e uma das fundadoras do Instituto e a secretária Tanara Mantovani, para formalizar a declaração de Utilidade Pública ao IAI.

Instituto de Ações Integradas

Fundado em 31 de agosto de 2017, por um grupo de voluntários liderados pela sócia diretora da MK Projetos e Produções Culturais Ltda, Odila Motta, o Instituto Ações Integradas (IAI), é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos que atua em áreas como arte, cultura, educação, esporte e turismo, social e meio ambiente.

O objetivo das ações é apoiar e ampliar o trabalho já existente de entidades públicas e privadas do Município, no enfrentamento e soluções, através de ações pontuais, que possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas e contribua para a geração de trabalho e renda.

O Instituto conta com diretoria executiva e conselho fiscal, uma equipe técnica, coordenada pela MK Produções Culturais Ltda, empresa santo-angelense que atua na produção cultural do município e região desde 2009, e de forma mais efetiva desde 2014. Atualmente, está sob a liderança o advogado Oscar da Fonseca Diniz Neto, e conta com a Gestão de projetos da MK Produções Culturais, através da Especialista em projetos culturais, Odila Motta e equipe técnica.

 

Projetos do IAI

O IAI possui projetos culturais aprovados e tramitando na Secretaria Especial da Cultura. O projeto “Cultura gera futuro: Arte Cultura e Educação”, em parceria com o Sindilojas Missões e Sesc RS, está em execução, e o projeto de Restauro da Capela do Colégio Verzeri, parceria com a Mantenedora do Colégio Verzeri, encontra-se em análise. Também possui projetos inscritos em editais públicos, na área de qualificação, formação profissional e geração de trabalho e renda, em parceria com o Conselho Municipal do Direitos da Mulher e Senac RS.

Está sendo realizado o projeto piloto “Transformando Vidas”, em parceria com o Comdim, MK Produções Culturais, RDF Produtora, no Clube de Mães Bem-me-quer do Bairro Dytz, onde ocorreram importantes ações, como o Brechó e apresentações culturais alusivas ao Dia Internacional da Mulher, Oficina de formação básica de Massas e Molhos e de Lanches rápidos. No mês de novembro será realizada a Oficina de Pratos para as Ceias de Natal e Ano Novo.  Também está prevista a realização de Oficinas no Clube de Mães da APAE. O Objetivo destas oficinas é capacitar as pessoas para que possam em situação de necessidade, produzir e comercializar os produtos, para gerar renda.

Ainda, dentro dos objetivos do Projeto “Transformando Vidas”, foram visitadas 30 famílias, sendo realizado o levantamento do perfil socioeconômico delas. Sendo 13 famílias Mbyá Guaranis de Santo Ângelo/Buriti e mais 17 de bairros da área urbana. Na oportunidade também foram entregues Cesta básicas e Cobertores. Este projeto terá continuidade em 2020, mas em outro bairro do município.

O IAI também atua na coprodução da Feaagri Missões e em eventos do Sesc RS e Clube Gaúcho, do Grupo Os Peraltas de Passo Fundo.

A MK já aprovou junto ao Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura e Pró-Cultura RS, mais de 20 projetos. Salientamos que em 5 anos de atuação da MK,  na gestão de projetos culturais no Município, atraiu mais de 2 milhões de recursos, via patrocínios incentivados e diretos, que foram injetados na economia local, através da contratação de grupos de artistas e prestadores de serviços, para projetos como: Fenamilho Internacional – 3 edições; Festival Cidade das Tortas – 3 edições; Feaagri Missões – 2 edições, e ainda, Natal Cidade dos Anjos 2017, Entrevero Cultural 2014, entre outros. Lembrando que a MK atua em vários Municípios do RS.

11 de novembro de 2019
Reunião foi proposta pelos vereadores Paulão e Márcio Antunes e contou com a presença do deputado federal Jeronimo Goergen
07 de novembro de 2019
O espetáculo será às 17 horas durante a Santa Missa, na Catedral Angelopolitana e integra a segunda Turnê do Coral, que é considerado o mais antigo da região das Missões.