Domingo, 01 de fevereiro de 2026
Câmara de Santo Ângelo avança em tratativas para fortalecer videomonitoramento ampliando segurança e eficiência comunitária
Na manhã desta segunda-feira, 02, o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Vando Ribeiro (PSDB), recebeu lideranças políticas, empresariais e comunitárias em seu gabinete para dar continuidade às discussões sobre o fortalecimento do sistema de videomonitoramento da cidade.
O encontro teve como pauta central a aquisição de um servidor com maior capacidade de armazenamento e processamento de imagens, garantindo que as novas câmeras inteligentes — equipadas com tecnologia de reconhecimento de placas de veículos e reconhecimento facial — possam operar com máxima eficiência.
O secretário executivo do GGIM, Rodrigo Thomas Flores, destacou que o objetivo não é aplicar multas ou taxas, mas sim apoiar os órgãos de segurança na elucidação de crimes, tanto na identificação de veículos em situação irregular quanto na localização de pessoas procuradas ou envolvidas em atos ilícitos.
O presidente Vando Ribeiro ressaltou a importância da iniciativa e reafirmou seu compromisso:
“Estamos empenhados em garantir que o sistema de videomonitoramento funcione com máxima eficiência. Para isso, já buscamos apoio de entes políticos, do empresariado e de lideranças locais. A aquisição de um servidor robusto é fundamental para que as novas câmeras entreguem todo o seu potencial, auxiliando diretamente os órgãos de segurança na elucidação de crimes e fortalecendo a sensação de proteção da nossa comunidade.”
Outro tema abordado foi a necessidade de uma manutenção coordenada entre a RGE, a empresa responsável pelos equipamentos e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de reduzir custos e assegurar maior eficiência na operação do sistema.
Estiveram presentes na reunião o vice-presidente do Legislativo, Vilson Rocha (Progressistas), os vereadores Nivaldo Langer de Moura – Nêne (Progressistas), Tenente Belmiro (PL), Lorenzo Tonetto (Novo) e Jonatas Toledo (Progressistas), além do coronel da reserva do Exército Alberto Duailibe, o empresário da School Big Master, André Ruchel, o secretário executivo do GGIM Rodrigo Thomas Flores, o diretor da Fontela Soluções Pedro Fontela, o diretor da RGE Jonathan Koenemann e o secretário municipal de Meio Ambiente André Luiz Pedroso.
Com essa segunda rodada de tratativas, a Câmara de Santo Ângelo reafirma seu papel de articulação e liderança, buscando soluções modernas e eficazes para proteger a comunidade e fortalecer o desenvolvimento e a segurança da cidade.
Fotos: Marcos Luft
Revisão textual: Fabiane Turcato
OUTRAS NOTÍCIAS
22 de janeiro de 2026
Encontro na Câmara reforça ações pelos 400 anos das Missões e desenvolvimento regional
19 de janeiro de 2026
Legislativo acompanha apresentação da rodoviária revitalizada fortalecendo acessibilidade progresso missioneiro e desenvolvimento regional
18 de janeiro de 2026
Sessão híbrida demonstra compromisso político da Câmara em garantir direitos e estabilidade administrativa
30 de dezembro de 2025
Nova Mesa Diretora assume em 2026 missão de fortalecer democracia união e futuro missioneiro
29 de dezembro de 2025
Câmara de Santo Ângelo encerra ciclo legislativo reafirmando transparência e valorização comunitária