
Preocupado com os riscos à saúde da população e com o bem estar público, o vereador Arlindo Diel (DEM) protocolou, na Casa Legislativa, requerimento que trata da fiscalização referente à animais, de grande porte, que permanecem em canteiros públicos da cidade.
Conforme o edil, a presença destes animais coloca em risco a integridade física de crianças e pedestres, podendo causar acidentes de trânsito e riscos à saúde da população. Outros transtornos também foram citados no requerimento, como a destruição de lixeiras, jardins, e dos canteiros centrais.
A obrigação dos proprietários em cuidar para que seus animais permaneçam em um espaço adequado e recebam a vacinação necessária, também teve destaque na matéria. “Se esses fatores não forem respeitados, o animal passa a ser uma ameaça. Vias de grande fluxo como a Salgado Filho e Avenida Ipiranga já registraram acidentes com danos materiais. Para que outros acidentes não ocorram é necessário que os órgãos competentes fiscalizem e coíbam estas ações”, assinalou o vereador.
Sendo assim, o vereador requer a intensificação da fiscalização, no sentido de garantir que os proprietários mantenham seus animais em lugares apropriados, evitando transtornos à comunidade local. A matéria foi aprovada por unanimidade e subscrita pelo suplente de vereador Dionísio Faganello.