
Educação ambiental e produção de alimentos são temas centrais de projeto de lei aprovado, nesta semana, dia 17, pelos vereadores de Santo Ângelo. Em síntese, a matéria prevê a criação e implantação da “Horta Municipal Comunitária Educativa”.
Inicialmente o projeto foi apresentado como sugestão pelo vereador Arlindo Diel (DEM) e suplente Dionísio Faganello (DEM). Após análise do Executivo de Santo Ângelo, a matéria retornou à Casa Legislativa como projeto de lei.
O objetivo, conforme explicaram os edis, é proporcionar à comunidade santo-angelense alimentos com menor custeio e, ainda, ofertar ensino, treinamento e orientação para jovens e famílias carentes.
Conforme o projeto, aprovado por unanimidade, a horta será implantada em faixa de terra de propriedade do município e deverá contar com toda a infraestrutura necessária para o início dos trabalhos, como água, energia elétrica e equipamentos necessários.
As atividades terão o apoio de um engenheiro agrônomo e as despesas serão geridas por entidades locais. Os alimentos provenientes da Horta Comunitária deverão ser distribuídos para famílias carentes, creche da rede púbica municipal e núcleos comunitários.