Quinta, 05 de setembro de 2013
Acessibilidade na Câmara de Vereadores.

Com o intuito de acentuar a inclusão social na Casa Legislativa, o vereador Diomar Formenton (PT) protocolou projeto sugestão que visa a prestação de serviço de profissional especializado em interpretação da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

A intenção é que seja criado cargo efetivo de Intérprete de Libras para atuar junto as atividades do Legislativo Municipal. A matéria está sendo analisada pelas comissões parlamentares e aguarda parecer.

Conforme o edil, o projeto tem por objetivo a inserção social e digital dos portadores de deficiência auditiva, oferecendo oportunidade de inclusão nas discussões da sociedade.  “Será um passo importante para viabilizar a interação desse segmento da população, reconhecimento da cidadania e de seus direitos para o convívio de forma igualitária. Além de permitir a ampliação da participação política e cívica destes cidadãos”, detalhou o vereador.

Além disso, Diomar ressalta que o cargo tem sua justificativa ampliada diante do serviço que a Câmara de Vereadores tem oferecido à comunidade, a qual possibilita o acompanhamento, ao vivo, por áudio e vídeo, das sessões da Casa pela internet.

Além disso, o vereador adiantou que já está a elaborar projeto ao Executivo Municipal no sentido de tornar obrigatória a presença de um interprete de libras durante os eventos do município.  Conforme o edil, essa seria uma medida simples, tendo em vista que a cidade já possui profissional concursado, sendo necessário, somente, que o mesmo preste o serviço durante os acontecimentos oficiais de Santo Ângelo.

Já para o dia 19 de setembro, a partir das 19 horas, está agendada sessão especial alusiva ao dia do deficiente auditivo.  A solicitação pela homenagem também foi proposta pelo vereador Diomar Formenton. Todos são convidados. 

OUTRAS NOTÍCIAS
22 de janeiro de 2026
Encontro na Câmara reforça ações pelos 400 anos das Missões e desenvolvimento regional
19 de janeiro de 2026
Legislativo acompanha apresentação da rodoviária revitalizada fortalecendo acessibilidade progresso missioneiro e desenvolvimento regional
18 de janeiro de 2026
Sessão híbrida demonstra compromisso político da Câmara em garantir direitos e estabilidade administrativa
30 de dezembro de 2025
Nova Mesa Diretora assume em 2026 missão de fortalecer democracia união e futuro missioneiro
29 de dezembro de 2025
Câmara de Santo Ângelo encerra ciclo legislativo reafirmando transparência e valorização comunitária