Quarta, 14 de outubro de 2015
Abigeato é tema de audiência no Legislativo de Santo Ângelo

Atendendo solicitação de produtores rurais, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 14, audiência pública com o objetivo de definir medidas que venham a estancar casos de abigeato no município e região.

Na ocasião, os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Gilberto Corazza (PT), autor do requerimento que originou a referida reunião. Os vereadores Everaldo de Oliveira (PDT), Osvaldir Ribeiro de Souza (PMDB), Paulo Azeredo (PMDB), Diomar Formenton (PT) e Jacques Barbosa (PDT) também estiveram colaborando com o debate, que contou com a participação de autoridades ligadas à segurança pública, Secretaria Municipal de Agricultura, produtores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural.  

Reforço no Policiamento

A necessidade de reforçar o policiamento nas áreas rurais foi o ponto destaque da reunião. Conforme relatou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Osvaldino Lucca, em menos de um mês foram registrados o roubo de mais de 150 cabeças de gado em propriedades do interior do município e região.

Durante os relatos, também foi dada ênfase para os casos de invasões, torturas, furtos de modo geral e, ainda, para as limitações da legislação vigente. Além disso, o mapeamento das regiões em que vêm ocorrendo o maior número de abigeatos foi apresentado pela Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Santo Ângelo – COMDASA, Sonia Lemos Contri.

Viaturas para patrulhamento na Zona Rural

Sonia aproveitou a ocasião para também falar do projeto já efetivado na cidade de Santiago. Conforme explicou a presidente do COMDASA, através de recursos disponibilizados pelo judiciário, o município conseguiu adquirir duas viaturas extras, dedicadas, exclusivamente, ao patrulhamento na zona rural. “Estamos solicitando o empenho de todos para que juntos possamos viabilizar e colocar em prática um projeto semelhante ao do município de Santiago”, argumentou Contri.

De sua parte o Comandante do 7º RPmon, Tenente Coronel Jornada, destacou a importância do registro de ocorrência. Enfatizou, também, o papel do receptor desses produtos furtados e, ainda, sugeriu a organização de uma força-tarefa reunindo Brigada Militar, Promotoria, Polícia Civil e Executivo Municipal no sentido de combater os casos de abigeato. Conforme o Comandante, um projeto técnico já foi estruturado no sentido de apresentar ao Poder Judiciário para aquisição de novas viaturas. 

Vigilância

Aspectos ligados à vigilância sanitária na fiscalização e comercialização dos produtos pautaram, igualmente, a reunião. Também esteve em voga a necessidade da instalação de um Abatedouro Público Municipal e a contratação de médicos veterinários.

Para os próximos dias, uma nova audiência deverá ser agendada com a Promotoria Pública a fim de solicitar providências e elaborar um plano articulado entre todos os setores responsáveis. Objetivo é maximizar recursos em vista de estagnar o número de casos registrados no município.

OUTRAS NOTÍCIAS
01 de junho de 2026
Município recebeu 3 mil doses de vacina na distribuição geral anunciada pelo Estado
27 de maio de 2026
A homenagem foi proposta pelo vereador Vando Ribeiro, do PSDB, atual presidente da Câmara
27 de maio de 2026
Considerado um dos bairros mais populosos de Santo Ângelo, o Bairro Pippi tem forte participação comunitária e tradição em eventos populares
21 de maio de 2026
Representante diz que Companhia vai listar ações que vem realizando em resposta aos questionamentos da comunidade
20 de maio de 2026
A presidente da Associação dos Guias de Turismo das Missões (AG Missões), Marisa Salete da Costa, ocupou o espaço destinado às entidade