Câmara sedia mais um encontro do Fórum Permanente de Trabalho
Integrantes do “Fórum Permanente de Trabalho” estiveram reunidos na tarde da última quinta-feira, dia 30, para discutir projetos e dar sequência às atividades do grupo. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo e contou, também, com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Eunice Belinazo.
Os encaminhamentos que visam habilitar o município à recebeu um curso na área da saúde, em especial, o curso de medicina, foi o tema central da reunião. Na última terça-feira, dia 28, uma comitiva formada por lideranças locais estiveram na cidade de Chapecó em audiência com o reitor e vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Jaime Giolo e Antônio Andrioli, respectivamente. Na ocasião, foram tratados os encaminhamentos e elencadas as possibilidades de Santo Ângelo e região conquistarem um curso de medicina federal.
Todos os esclarecimentos feitos durante a reunião em Chapecó foram levados para o Fórum Permanente de Trabalho. Conforme explicou a secretária Eunice Belinazo, “dos quatro quesitos que impediram a habilitação do município à receber o curso, apenas o processo para instalação de residência médica está em andamento, os outros todos já foram sanados”, garantiu.
Uma comissão para tratar exclusivamente das questões que envolvem o curso de medicina foi formada pelo Fórum Permanente de Trabalho. Além do Legislativo Municipal, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, IESA, URI, Conselho e Sindicato Municipal de Saúde, ACISA, SINDILOJAS e CDL, compõem a comissão especial.
Conforme o Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Diomar Formenton (PT), o próximo passo será a articulação nas demais cidades da região e a realização de audiência junto aos Ministérios de Educação e Saúde em Brasília.
Pautas em discussão
Questões relacionadas à instalação do Parque Tecnológico, assim como o andamento das obras do Aeroporto Regional e o início das atividades da chamada Cidade Digital, também estiveram pautando a reunião.
Outro projeto que deverá ser desenvolvido pelo grupo trada da instalação de um Laboratório de Análise de Solos. Conforme destacou Formenton, essa foi uma das reivindicações apresentadas pelos jovens que residem no interior, durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores.
Além disso, Formenton fez questão de explanar sobre as audiências realizadas em Porto Alegre, na última semana, dia 22. Dentre as reivindicações na Capital do Estado esteve a conclusão da estrada de acesso ao distrito de Buriti, providências junto ao trevo da ERS-344 e do trevo de acesso ao IFF-campus Santo Ângelo.
A cedência da CEASA e do prédio que comportava a antiga agência do Banrisul em Santo Ângelo também foi retomada durante reunião realizada nas dependências da Secretaria Estadual de Administração.
O presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Diomar Formenton (PT), acompanhado pelo vereador Gilberto Corazza (PT) e pela Coordenadora Adjunta da 12ª Coordenadoria de Saúde, Fátima Moor, esteve reunido com membros do Departamento de Patrimônio do Estado. Conforme afirmaram os edis, o processo de cedência encontra-se em fase de conclusão, e em breve, o prédio deverá servir de sede da 12ª Coordenadoria de Saúde.
Audiências do Fórum Permanente de Trabalho
O Fórum Permanente de Trabalho tem por objetivo unir representantes de diferentes setores da comunidade no sentido de pensar, discutir e buscar a execução de projetos de longo, médio e curto prazo. A proposta de trabalho conjunto é uma iniciativa do Presidente da Casa Legislativa, vereador Diomar Formenton (PT).
Representantes de mais de 10 entidades locais constituem o Fórum. As reuniões de trabalho irão acontecer mensalmente, sempre na última quarta-feira do mês. “Nosso objetivo é fazer com que Santo Ângelo conte com o trabalho de um grupo coeso, com total capacidade de identificar as necessidades da comunidade, pensando, sempre, no desenvolvimento econômico e estrutural do nosso município e região”, afirmou o Parlamentar.