
Na manhã desta segunda, 27, foi realizada reunião entre o Poder Legislativo santo-angelense, a secretária municipal de educação, Elaine Carpes, e a coordenadora do transporte escolar, Genelucia Dalpiaz. A reunião foi solicitada em requerimento pelo vereador Gilberto Corazza e aprovada por unanimidade.
Na oportunidade, foram esclarecidas pela secretária Elaine, questões referentes ao repasse de valores da SMED para as escolas, que estava sendo realizado nos últimos 2 anos, através da solicitação de itens necessitados pelas escolas, e não através de repasse financeiro. A Lei 3.488/2014, que dispõe sobre o repasse às escolas teve nova redação aprovada durante a sessão ordinária da última segunda, 20.
As 20 escolas de ensino fundamental e 21 de ensino infantil receberão repasse para realização de serviços contábeis, consertos de lâmpadas, limpeza de calhas, água, fechaduras, torneiras, canos. O repasse será no valor de R$ 8,00 por aluno em escolas com mais de 150 alunos e R$ 16,00 em escolas com número inferior a 150 alunos, e acontecerá nos meses de março e julho.
Referente ao transporte escolar, foi reforçado pela coordenadora Genelucia que todos os bairros da cidade possuem transporte escolar realizado pelo município, e que recomenda-se que os alunos estudem nas escolas próximas às suas casas para melhor disposição do transporte. A coordenadora também informou que foram aumentadas oito linhas durante a transição de gestão do estado para o município.
O serviço de transporte atualmente é 100% terceirizado por questões econômicas, com rastreadores, tacógrafos, câmeras de monitoramento com aúdio e vídeo para segurança dos alunos. Atualmente, são utilizados 2 ônibus especiais para atendimento de alunos cadeirantes.
Os serviços de transporte também atendem estudantes do ensino superior, através de caronas. A Coordenadoria de Transporte também é responsável pelo transporte das visitas pedagógicas das escolas.
Foi apontado pelos motoristas presentes, a necessidade de um levantamento das estradas que encontram-se sem condições de trânsito, especialmente no interior do município, onde existem pontos onde é impossível transitar devido à altura da água que invade a pista.
Estiveram presentes na reunião o presidente do Legislativo, Felippe Terra Grass, vice-presidente Vando Ribeiro, vereadores Gilberto Corazza, Nene, Lucia Lima, Simone Lunkes, Elias Queirós, Nerison Abreu, assessores dos vereadores João Cardoso e André Pedroso, motoristas da Associação de Transportadores Escolares da região noroeste.