Nesta semana, os vereadores de Santo Ângelo aprovaram o Projeto de Lei (PL) que autoriza a instalação dos chamados parklets na cidade. De autoria dos vereadores Mauricio Loureiro e Vinícius Makvitz, a matéria regulamenta a implantação dessas estruturas semelhantes a decks, geralmente construídas em madeira, que são integradas ao passeio público para serem usadas pela comunidade, com fins de descanso ou lazer.
"Muitos municípios estão fazendo uso destas estruturas para estimular a convivência entre os cidadãos. Aqui em Santo Ângelo já vivemos essa experiência, através de uma iniciativa do curso de arquitetura da URI. Deu muito certo e por este motivo estamos propondo uma lei que regulamenta e incentiva esse tipo de ação", explicou Makvitz.
Conforme o texto da proposição, a implementação dos parklets se dará por parceria com entes privados, seja pessoa física ou jurídica. Eles serão responsáveis pela definição, elaboração do projeto, custeio, instalação e manutenção do mobiliário - que é uma plataforma instalada em áreas originalmente destinadas às vagas de estacionamento de veículos e que é equipada com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, dentre outros elementos com função de criar uma área de convivência.
Melhor aproveitamento de espaço público
"As nossas praças já são referências quando o assunto é lazer ao ar livre. Mas nós queremos ir além e permitir que outros pontos do município sejam utilizados pela população ao longo do dia como áreas de descanso, convivência e cultura", justificaram os vereadores Makvitz e Loureiro explicando que a opção pelos parklets tem possibilitado a humanização e a socialização de trechos utilizado para estacionamento de veículos. "Trata-se de uma revisão das políticas de ocupação dos espaços públicos," afirmou Makvitz.
O projeto, encaminhado como sugestão, passa agora pela análise do Poder Executivo.