Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Sexta, 10 de novembro de 2017

Vereadores encaminham PL que permite instalação de parklets para lazer nas ruas de Santo Ângelo

 

Nesta semana, os vereadores de Santo Ângelo aprovaram o Projeto de Lei (PL) que autoriza a instalação dos chamados parklets na cidade. De autoria dos vereadores Mauricio Loureiro e Vinícius Makvitz, a matéria regulamenta a implantação dessas estruturas semelhantes a decks, geralmente construídas em madeira, que são integradas ao passeio público para serem usadas pela comunidade, com fins de descanso ou lazer.

"Muitos municípios estão fazendo uso destas estruturas para estimular a convivência entre os cidadãos. Aqui em Santo Ângelo já vivemos essa experiência, através de uma iniciativa do curso de arquitetura da URI. Deu muito certo e por este motivo estamos propondo uma lei que regulamenta e incentiva esse tipo de ação", explicou Makvitz.

Conforme o texto da proposição, a implementação dos parklets se dará por parceria com entes privados, seja pessoa física ou jurídica. Eles serão responsáveis pela definição, elaboração do projeto, custeio, instalação e manutenção do mobiliário -  que é uma plataforma instalada em áreas originalmente destinadas às vagas de estacionamento de veículos e que é equipada com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, dentre outros elementos com função de criar uma área de convivência.

Melhor aproveitamento de espaço público

"As nossas praças já são referências quando o assunto é lazer ao ar livre. Mas nós queremos ir além e permitir que outros pontos do município sejam utilizados pela população ao longo do dia como áreas de descanso, convivência e cultura", justificaram os vereadores Makvitz e Loureiro explicando que a opção pelos parklets tem possibilitado a humanização e a socialização de trechos utilizado para estacionamento de veículos. "Trata-se de uma revisão das políticas de ocupação dos espaços públicos," afirmou Makvitz.  

O projeto, encaminhado como sugestão, passa agora pela análise do Poder Executivo.

 

17 de novembro de 2017
As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 21, das 07h 30min horas às 13h30min na Prefeitura de Santo Ângelo, junto à Secretaria de Administração
17 de novembro de 2017
A sede da Câmara de Vereadores será o local de encontro e preparação dos noivos, que receberão toda a indumentária que o momento requer. Na ocasião, cerca de 30 casais vão oficializar a relação.
16 de novembro de 2017
Conforme informou o vereador Rodrigo Trevisan, solicitação encaminhada ao Estado também é pelo repasse de armamento, viaturas e equipamentos de segurança que colaborem com o trabalho da polícia.
14 de novembro de 2017
Homenagem, proposta pelo vereador Valdonei da Luz, foi aprovada por unanimidade.
07 de novembro de 2017
O Comandante deixa Santo Ângelo no final deste ano, seguindo para o Colégio Militar do Recife.