Quarta, 01 de fevereiro de 2017
Vereador Mauricio Loureiro defende criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

Com objetivo de proteger e defender os animais de maus tratos, abandono e exploração, o vereador Maurício Loureiro, líder do governo na Casa Legislativa de Santo Ângelo, tem realizado reuniões com entidades, associações, ONGs e simpatizantes da causa animal a fim de tratar sobre a implantação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

“Além de ser uma questão humanitária, é tema de alta relevância, de saúde pública e meio ambiente”, afirmou o vereador ao explicar que a ideia é criar um meio efetivo e legitimo para a implementação de programas que combatam maus tratos, incentivem a adoção consciente, previnam zoonoses e demais problemas ligados à saúde pública.

“Estamos propondo a criação do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais, fundamentando-se na estreita relação entre homens e animais e na indissociável correlação entre proteção, defesa dos animais e saúde pública. Nossa intenção é viabilizar instrumentos e meios efetivos de implementação de projetos, programas e ações destinados ao controle animal, promoção do bem-estar e adoção de medidas de prevenção de zoonoses, visando otimizar serviço essencial ao bem-estar comum”, ressaltou o vereador.

Nesta semana, o líder do governo esteve reunido com integrantes do Rotaract Club Santo Ângelo e com protetoras independentes no sentido de ouvir sugestões sobre o tema. Conforme explicou Loureiro, após essa série de encontros, uma audiência pública será realizada para apresentar o projeto a toda a comunidade. A data para a referida audiência será anunciada nos próximos dias.

 

O PROJETO

Em síntese, o projeto que tramita na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Proteção e Defesa dos Animais e do Fundo Municipal de Bem-estar Animal.

Conforme o projeto, órgão será formado por representante da secretaria geral, secretaria de Meio Ambiente - este que presidirá o Conselho – e das secretarias de saúde, agricultura e fazenda, representante da Câmara Municipal, representante de entidade voltada à proteção animal e representantes da classe veterinária. A função de membro do Conselho será gratuita e considerada serviço público relevante, sem qualquer tipo de remuneração, benefício ou vantagem.

O Conselho terá como principais objetivos incentivar a guarda responsável dos animais, assim como, discutir, sugerir, propor e estabelecer diretrizes, prioridades e programas de alocação dos recursos do Fundo, em conformidade com a Política Municipal, obedecido as diretrizes federais e estaduais.

OUTRAS NOTÍCIAS
24 de abril de 2025
Presidente do Legislativo recebeu em seu gabinete o consultor da RGE, Jonathan Eduardo Koenemann
24 de abril de 2025
Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realiza Sessão na terça-feira devido ao feriado de Tiradentes
22 de abril de 2025
Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realiza Sessão especial em homenagem ao Dia de Tiradentes
19 de abril de 2025
Aberta oficialmente a 21ª Fenamilho Internacional
18 de abril de 2025
Hoje começa a 21ª FENAMILHO Internacional