Terça, 31 de outubro de 2017
Sessão especial celebra os 500 anos da Reforma Protestante

Fiéis de todo mundo celebram nesta terça, dia 31, os 500 anos da Reforma Protestante. Diversos eventos estão sendo realizados em comemoração à data. A exemplo disso, ontem, na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, religiosos participaram de uma sessão especial, que contou com a presença de autoridades municipais e do coral das Igrejas protestantes do município.

Felippe Terra Grass, vereador proponente da sessão, foi quem falou em nome do Parlamento. Na tribuna, o edil lembrou os feitos de Martinho Lutero ressaltando a importância do movimento no contexto da história ocidental e das religiões. Também fez questão de destacar o trabalho e comprometimento social das comunidades luteranas.

“Há de ressaltar o importante trabalho social desenvolvido pelas comunidades luteranas nas mais diversas localidades. Para Lutero, era muito importante que meninos e meninas tivessem acesso à escola, um desafio semelhante aos que temos ainda hoje em uma sociedade patriarcal”, afirmou Felippe.

Representando as comunidades luteranas, fez uso da palavra o Pastor Emérito da Igreja Luterana Sião, Mário Hesse. Em seu pronunciamento enfatizou o legado deixado pela Reforma Luterana explicando o que de fato foi o movimento iniciado pelo monge alemão Martinho Lutero.

História

A Reforma Protestante foi um movimento que teve início em 31 de outubro de 1517, na Alemanha, quando o monge Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da catedral de Wittenberg, protestando contra doutrinas e práticas da igreja dominante. Marinho Lutero conclamou o povo e os eruditos a repensar o modo como interpretavam o cristianismo.

A reforma iniciada por Lutero em pouco tempo se espalhou para muitos outros países através de homens que levaram adiante a ‘redescoberta’ do Cristianismo Bíblico ao mundo. Assim, a liberdade pregada por Lutero incentivou o surgimento de várias correntes religiosas. Voltando ao que se entendia serem as origens do cristianismo, surgiram as igrejas luteranas, presbiterianas e muitas outras denominações, que mais tarde chegariam também ao Brasil.

Presenças

A sessão especial contou com a presença de integrantes da Igreja Luterana Sião e Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Foram convidados a compor a Mesa de Honra o Vice-Prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse, o Pastor Emérito da Igreja Luterana Sião, Mário Hesse, o Pastor titular da Igreja Luterana Sião, Paulo Kuckh, assim como o Pastor titular da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Tiago Ayres, o Presidente da comunidade Luterana Sião, Márcio Zimpel e o Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Airton Vilmar Roerhs.