Sexta, 01 de fevereiro de 2019
Secretário de Educação do Estado recebe comitiva santo-angelense

Após mobilização da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo para manter a 14ª Coordenadoria Regional de Educação na Capital das Missões, uma comitiva se reuniu com o secretário de Educação do Estado, Faisal Karam, na manhã dessa quinta-feira, 31 de janeiro, em Porto Alegre.

Participaram da comitiva o presidente do Legislativo santo-angelense Dionísio Faganello (DEM), o secretário da Mesa Diretora Vinicius Makvitz (MDB), os vereadores Pedrão (PSD) e Paulão (PP), o prefeito de Santo Ângelo Jacques Barbosa, o prefeito de Entre-Ijuís Brasil Sartori, o deputado estadual Eduardo Loureiro, a coordenadora da 14ª CRE Enida Sallet, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) Diomar Formenton, e a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Herbert de Souza, inserida junto ao Centro e Atendimento Sócioeducativo (Case),  Marlene Podgorski.

O grupo explanou ao secretário de Educação justificativas para a manutenção da coordenadoria na Capital das Missões. Dentre os pontos apresentados, estão o fato da cidade ser considerada um polo regional e ser logisticamente viável, já que possui aeroporto com voos diretos à capital do Estado, e concentra diversos órgãos estaduais. Além disso, Santo Ângelo está localizada no centro das outras cidades da região que atualmente possuem coordenadorias de educação: Ijuí, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e São Borja.

O secretário de Educação reafirmou a necessidade de reestruturar as coordenadorias e de racionalizar a máquina pública, falou sobre a situação da Educação no Rio Grande do Sul, e afirmou que inicialmente a ideia era de já realizar os cortes, mas decidiu-se por realizar, nos próximos oito meses, um estudo para verificar quais são as coordenadorias que devem continuar em atividade. Conforme Karam, as que possuem trabalhos com resultados positivos devem ser mantidas, e o que não está dando certo, será reavaliado.

O presidente do Legislativo santo-angelense afirmou que o encontro teve um debate produtivo acerca da educação no Estado, e explicou que a mobilização uniu esforços da comunidade local e regional, no intuito de lutar pela permanência da 14ª CRE em Santo Ângelo, tendo em vista a sua importância para o desenvolvimento da educação na região. "Entendemos o posicionamento da Secretaria, mas também conhecemos o trabalho realizado pela coordenadoria em nossa cidade, e por isso vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que não seja uma das extintas", afirmou Faganello.

Conjunto de ações

Preocupada com a nota divulgada pela SEDUC em 09 de janeiro, que afirmava a necessidade de otimização das CREs, a Mesa Diretora do Legislativo de Santo Ângelo organizou uma reunião para debater o tema com a comunidade, no dia 16 do mês passado.

Na oportunidade, vereadores, professores, diretores escolares, representantes de setores da educação e da sociedade se manifestaram e definiram a ida da comitiva à capital, para entregar uma Moção ao secretário, solicitando a permanência da 14ª CRE em Santo Ângelo.

Já no dia 18 de janeiro, por solicitação do deputado estadual Eduardo Loureiro, outra reunião foi realizada, e a Moção de Apoio foi entregue ao político santo-angelense, que se responsabilizou de marcar o encontro ocorrido nessa quinta-feira com Karam.

Foto: João Silvestre