Caçambas coletoras de resíduos, popularmente conhecidas como papa-lixo ou papa-entulhos, terão de ser melhor identificada para manter-se estacionadas nas ruas de Santo Ângelo. Esse é o objetivo do projeto, protocolado pelo vereador Mauricio Loureiro, que propõe a alteração da legislação municipal referente à sinalização, medidas e cores das caçambas estacionárias.
Dentre as alterações sugeridas pelo parlamentar está a dimensão dos adesivos refletores que servem para sinalizar as caçambas. Loureiro explicou que por não possuírem uma sinalização adequada, os contêineres acabam se tornando um obstáculos de difícil identificação, principalmente à noite. A proposta é que as tarjas sejam ampliadas para, no mínimo, 12 cm x 16 cm.
“A mudança é simples e, ao nosso ver, tornará melhor a visibilidade desses depósitos temporários pelos pedestres e motoristas, aumentando a segurança do trânsito”, frisou o edil.
Outra mudança sugerida no projeto diz respeito à cor das caçambas. Se a matéria for acatada pelo Prefeito de Santo Ângelo, os “papa-entulhos” poderão ser pintados de qualquer cor, exceto preto ou marrom. A ideia é que isso amplie a oferta do serviço no município. “No projeto, também se busca aumentar as oportunidades para que outras empresas do ramo possam vir a participar da prestação desse importante serviço”, acrescentou.
Loureiro, que é líder do Governo na Câmara, afirma que o projeto sugestão já é de conhecimento do Executivo Municipal e que, ainda nesta semana, uma reunião com o Prefeito Jacques Barbosa deverá possibilitar o devido encaminhado da matéria.