Quinta, 24 de março de 2022
PODER LEGISLATIVO PROMOVE DEBATE SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL.

 

 

 

O debate requerido pelo vereador Gilberto Corazza (PT), para tratar sobre os reajustes das passagens do transporte público de Santo Ângelo, ocorreu na tarde desta quarta-feira (23), na sede do legislativo. O requerimento se deu após o reajuste das passagens, que passou a vigorar na última semana. O encontro, tratou também sobre a retomada das linhas que foram suspensas durante a pandemia, e a retomada das linhas aos domingos e feriados.

 

A reunião iniciou com o posicionamento dos proprietários da empresa, relatando a situação financeira que a mesma se encontra, seus custos operacionais e também a flexibilização de linhas. Marco Cortez em sua fala, chamou atenção dos trabalhadores que reclamaram pela falta do pagamento do vale transporte. O que gerou posteriormente a possibilidade de estudo para a criação de um grupo de trabalho entre Sindicato dos Trabalhadores e Ministério do Trabalho, o qual irá realizar a fiscalização destas empresas, para que haja de acordo com a legislação.

O secretário Jânio Bones, relatou os valores repassados à empresa em forma de subsídios, que ajudaram a estabilizar o valor da tarifa, reforçou as ações que o Executivo está fazendo para melhoria do transporte público, as pavimentações asfálticas é um dos fatores que possibilitam a chegada do transporte coletivo em diversos bairros. Aproveitando a oportunidade, o secretário anunciou que será investido, na reestruturação e reforma de 40 paradas, as reformas estão aguardando liberação da Caixa Econômica Federal, o que deverá acontecer já nos próximos dias. As paradas precárias, já haviam sido motivo de debate em outras reuniões sobre o assunto.Os usuários do transporte público também tiveram presentes no debate, sendo representados por dona Maria, moradora do bairro Leonel Brizola, que afirmou sentir necessidade de itinerários que atendam seu bairro, e Renato Souza, deficiente visual que também é passageiro da empresa, e questionou a acessibilidade no embarque e desembarque de pessoas com deficiências ou debilitadas.A redução do valor da passagem foi um assunto defendido pela maioria dos presentes, pois segundo o debate, o valor é alto e torna-se inacessível para muitas pessoas. Principalmente para estudantes que utilizam o transporte diariamente. A alta nos custos operacionais da empresa, se deu devido há uma série de fatores, entre eles a redução do número de passageiros pagantes, alta nos preços do combustível, redução dos passageiros que utilizam o transporte público, e até mesmo meios de transportes alternativos como moto-táxi, uber e demais do mesmo gênero. Estes fatores colaboram muito para o aumento dos valores, pois menos usuários do transporte público, gera um reflexo de alta no preço da tarifa, afirmou Marco Cortez, proprietário da empresa.O debate se encerrou com as propostas de estudo de redução tarifária, criação de novas linhas que interligam bairros ao centro, e retomada, de forma gradativa, das linhas aos domingos e feriados, além do estudo de criar um grupo de trabalho entre Sindicato e Ministério do Trabalho, que atuam diante da fiscalização das empresas que se negam a pagar vale transporte aos funcionários. Estiveram presentes na reunião os vereadores Guaraci Fernandes(PT), Marcos André(PTB), Simone Lunkes(PDT), Nivaldo Langer - Nêne (PP), Gilberto Corazza(PT), os senhores Eno e Marco Cortez, proprietários da empresa Viação Tiaraju, Gerson Rodrigues, Diretor Departamento Municipal de Trânsito, Jânio Fernando Bones, Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, Varlei Machado, Presidente do DCE URI Santo Ângelo, Cristian Fontela, Suplente de vereador bancada do PT, Renato Souza, passageiro Deficiente Visual, e Dona Maria, passageira da Viação Tiaraju,  além dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores

 

OUTRAS NOTÍCIAS
27 de março de 2024
Legislativo recebe representantes da Comissão da Mulher Advogada da OAB Santo Ângelo
27 de março de 2024
Confira os Pedidos de Informação e requerimentos apresentados na última segunda-feira
26 de março de 2024
Câmara de Vereadores realizou audiência pública para tratar de assuntos referentes à causa animal
26 de março de 2024
Legislativo aprova três Projetos de Lei
25 de março de 2024
Legislativo realizou sessão especial alusiva ao Dia Mundial da Síndrome de Down