Quinta, 19 de novembro de 2015
Implantação de Terapias Complementares no Sistema Público de Saúde de Santo Ângelo será tema de audiência

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo aprovou, nesta semana, pedido pela realização de audiência pública. O objetivo é debater a inclusão de terapias complementares nas práticas do SUS no Município.

A iniciativa foi subscrita pelos vereadores Lauri Juliani, Gilberto Corazza, Diomar Formenton, Osvaldir Ribeiro de Souza, Everaldo de Oliveira, Nader Awad e Jacques Barbosa. Conforme destacaram os parlamentares, a intenção é estabelecer um sistema que possibilite a implantação das práticas, visando a promoção da saúde e a prevenção de doenças através de modalidades terapêuticas.

“É de conhecimento de todos que diversos municípios já têm essas práticas bem estabelecidas, o que gera grandes impactos positivos, como, por exemplo, a diminuição do tempo de tratamento, redução significativa de efeitos colaterais, aumento da qualidade de vida e menor necessidade de uso de medicações alopáticas e de tratamento invasivo”, explicou o vereador Lauri Juliani.

O uso de Terapias Complementares nos sistemas de saúde é estimulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, que através da Portaria publicada em maio de 2006, aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, apontando como principais práticas a Acupuntura, a Homeopatia, a Fitoterapia, o Termalismo e a Medicina Antroposófica, entre outras terapias de harmonização corpo e mente.

“Nosso objetivo é discutir as possibilidades de resgatar práticas antigas sem negar os avanços da medicina convencional. Ou seja, um tratamento não será trocado pelo outro, mas, complementado, o que trará diversos benefícios para o paciente”, explica Lauri.

O pedido pela realização da audiência pública foi aprovado por unanimidade. A reunião está agendada para o dia 02 de dezembro, às 9 horas, nas dependências da Câmara de Vereadores. Devem contribuir com o debate representantes das Secretarias Municipais de Agricultura, Assistência Social e Saúde. Produtores Rurais, assim como integrantes da Emater, da direção da Uri, do IESA, Coordenadoria Regional de Saúde e demais profissionais também deverão participar do encontro.