Quarta, 30 de setembro de 2015
Falta de energia elétrica impossibilita atividades em agroindústrias do interior de Santo Ângelo

A falta de energia elétrica em agroindústrias do interior de Santo Ângelo foi tema de requerimentos aprovados, por unanimidade, no Poder Legislativo Municipal. A iniciativa foi apresentada pelo vereador Paulo Azeredo (PMDB), que solicita à Empresa Rio Grande Energia (RGE) que realize, o mais rápido possível, a instalação de rede elétrica junto as sedes das agroindústrias das comunidades de Buriti e Ilha Grande.

Segundo Azeredo, no total, cerca de 35 famílias estão sendo prejudicadas, pois ambas as comunidades já possuem toda a estrutura para o pleno funcionamento das atividades, contudo, não há energia elétrica nas sedes, o que impossibilita a produção.

“Sabemos que as agroindústrias são muito eficientes na geração de emprego e na distribuição de renda, tendo em vista que suas atividades movimentam a economia de famílias do meio rural, desenvolvendo a comunidade e minimizando problemas sociais. Sendo assim, é nossa obrigação cobrar efetividade e agilidade por parte da empresa responsável pela instalação da rede elétrica, pois este é um serviço básico e só com isso é que as famílias poderão iniciar sua produção”, afirmou Azeredo.

Por fim, o edil justificou seu pedido destacando a importância da agroindústria no processo de desenvolvimento rural. Para ele, o serviço tem a capacidade de reunir a economia do campo ao sistema industrial, multiplicando as potencialidades de geração de renda e de emprego, fortalecendo assim, o desenvolvimento local e regional.

O requerimento foi encaminhado em regime de urgência à RGE, responsável pela instalação da rede elétrica na zona urbana e rural de Santo Ângelo.