Quarta, 21 de agosto de 2019
Exército Brasileiro é homenageado em Sessão Solene

O centenário do Exército Brasileiro na Capital das Missões foi celebrado, em Sessão Solene, na manhã da terça-feira, 20 de agosto. A solenidade foi promovida pela Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, e realizada no auditório do 1º Batalhão de Comunicações.

A homenagem foi proposta pela vereadora Zilá Andres (Progressistas), que ao se pronunciar pelo Poder Legislativo, destacou a importância dos militares nas Missões e ressaltou o papel social cumprido pelas Forças Armadas. “Desde o início, até hoje, é imensurável a contribuição do Exército no desenvolvimento do nosso município. Devemos dar destaque ao fato de que contamos com a disponibilidade permanente e a dedicação exclusiva do efetivo militar, que é nosso Braço forte quando necessário, e a nossa mão amiga em todo o tempo”, enfatizou a vereadora.

Após seu pronunciamento, representando a Casa Legislativa, ZIlá entregou ao Coronel Marcelo Ferraz dos Reis, Comandante do 1º Batalhão de Comunicações (1º BCom), e ao Tenente Coronel Jânio Timóteo do Nascimento, Chefe do Depósito de Subsistência de Santo Ângelo (DSSA), uma placa em homenagem ao centenário.

Em nome do Exército Brasileiro, o Coronel Ferraz contou o histórico da presença militar nas Missões, que teve início em 1919. Na época, o 7º Regimento de Cavalaria, localizado em Itaqui/RS, ainda sem efetivo, foi transformado em 4º Regimento de Cavalaria Independente e mandado instalar-se na cidade de Santo Ângelo/RS. “Como legado, tem-se que todas as Armas, Quadros e Serviços do nosso Exército Brasileiro, em algum momento se instalaram neste solo. Iniciou com a Cavalaria, seguindo pela Engenharia, Artilharia, Infantaria e Comunicações. Além dos Serviços de Saúde e Intendência, do Quadro de Material Bélico e do Serviço Militar. Todas estas Organizações Militares contribuíram e contribuem para que Santo Ângelo ocupe lugar de destaque no cenário nacional”, disse o Coronel.

Presenças

Presidida pelo Chefe do Poder Legislativo de Santo Ângelo, Maurício Loureiro (PDT), a solenidade contou com a participação do vice-presidente da Casa Vinícius Makvitz (MDB), da secretária da Mesa Diretora Jacqueline Possebom (PDT); do secretário de Indústria e Comércio João Baptista Santos da Silva, representando o Poder Executivo; do deputado federal Ubiratã Sanderson; do deputado estadual Capitão Macedo; do Major Alex da Rocha Camilo; representando o 11º Batalhão de Bombeiro Militar; do Delegado Regional de Polícia Fernando Sodré; do presidente da Acisa, Douglas Winter Ciechowiez; e do diretor geral do Iesa, Demétrius Abraão Bigaran.

Da Casa Legislativa, compareceram à Sessão Solene, os vereadores Felippe Terra Grass (PDT), Valdonei da Luz(PDT), Vando Nolasco (PDT), Rodrigo Trevisan (Progressistas) e Valter Mildner (REDE). Também se fizeram presentes no ato, soldados, lideranças militares e da comunidade santo-angelense.