Terça, 03 de maio de 2022
Encerra hoje o prazo para regularização do título eleitoral

O prazo máximo para regularização do título eleitoral, ou solicitar a primeira via do documento, para quem deseja votar nas Eleições de 2022, encerra hoje, quarta-feira (4). Todo o processo poderá ser realizado pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Além destes, outros serviços estarão disponíveis.

As eleições de 2022 ocorrerão no dia 2 de outubro, sendo o voto obrigatório para todos os  brasileiros e brasileiras com idade entre 18 e 69 anos, ficando facultativo apenas para pessoas que não sabem ler e escrever, jovens com 16 e 17 anos, e eleitores com 70 anos ou mais.

Por mais que os eleitores com idades entre 16 e 17 anos não tenham obrigatoriedade de votar, muitos querem exercer este direito. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, somente nos três primeiros meses do ano, mais de 1 milhão de jovens dessa faixa etária emitiram seus documentos eleitorais, estando aptos a votar no dia 2 de outubro. Este ano os brasileiros deverão eleger Presidente e Vice-Presidente da República, Deputados Federais e Estaduais, Senador e Governador.

Para facilitar e agilizar todo o processo de regularização eleitoral, este ano o TSE está disponibilizando diversos serviços de forma online, onde o próprio cidadão, munido de sua documentação, poderá realizar a regularização.  Além de solicitar o título, transferir o domicílio eleitoral e regularizar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral, também estão disponíveis os seguintes serviços:

Inclusão do Nome Social

Imprimir o Título Eleitoral